Ouça ao vivo

Obesidade atinge 25% das crianças e adolescentes de Campinas

Três em cada 10 pessoas entre 1 e 19 anos estão acima do peso ideal em Campinas, segundo levantamento da Secretaria de Saúde da cidade. O índice representa cerca de 17 mil crianças e adolescentes, o que equivale a 25% do público desta faixa etária no município.

O resultado, de acordo com a endocrinologista do Hospital Celso Pierro da PUC-Campinas, Valéria Chueire, é reflexo dos hábitos alimentares atuais. Para ela, falta participação dos pais na construção de um cardápio saudável para os mais jovens, já que, quanto antes a mudança de hábitos ocorrer, menos chances os jovens tem de desenvolver hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Além disso, outra prática que deveria ser estimulada pelos pais, de acordo com Valéria, são as atividades físicas, que poderiam ser feitas em horários estabelecidos. Nas ruas, a população também destacou a falta de exercícios como um dos principais vilões. Para a atendente Edilma Reis e para o comerciante Onofre Vieira, por exemplo, os culpados são os jogos eletrônicos.

No caso específico dos adolescentes, de acordo com Valéria Chueire, um fator que dificulta a perda de peso são as características da própria fase da vida. Para quem já está obeso ou com sobrepeso, a recomendação da endocrinologista é não fazer apenas uma dieta, mas mudar para sempre o estilo de vida.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.