Ouça ao vivo

Nova decisão cassa Pavan e Moura aguarda para assumir

A Justiça Eleitoral cassou o mandato do prefeito de Paulínia, José Pavan Júnior e da vice Maria Camargo dos Santos, por propaganda ilegal durante a campanha em dois jornais da cidade. Pavan tem até segunda feira para recorrer e poderá permanecer no cargo até o julgamento. Enquanto isso, Edson Moura Filho, que recuperou o cargo em decisão do Tribunal Superior Eleitoral, aguarda apenas a publicação da decisão para assumir a prefeitura.

O prefeito eleito pelo PMDB deverá tomar posse nos próximos dias. Na eleição de outubro do ano passado, o então candidato do PMDB Edson Moura, que teve a candidatura indeferida, com base na Lei da Ficha Limpa, nomeou o filho 24 horas antes das eleições. Nas urnas ele venceu a eleição com 41% dos votos válidos. A candidatura de última foi contestada. Depois de várias derrotas na Justiça Eleitoral o prefeito eleito com mais de 23 mil votos foi impedido de assumir o cargo. O comando da cidade ficou com o segundo colocado nas eleições José Pavan Junior, do PSB, que obteve 34% dos votos. No último dia 23 de maio, o Tribunal Superior Eleitoral, considerou legal a eleição do candidato do PMDB. Para assumir o posto ele aguarda apenas a publicação do acórdão.

Segundo o professor da Puc Campinas, Marcelo Monteiro, especialista em direito constitucional, pela lei o acordão deve ser publicado até 15 após a decisão. De acordo com a nova medida da Justiça Eleitoral, o prefeito eleito Edson Moura Filho deverá tomar posse nos próximos dias, porém cabe recurso para o prefeito que vai deixar o cargo, José Pavan Junior. Caso ele entre com recurso no Tribunal Superior Eleitoral, a decisão será conhecida dentro de um período de até um ano.

Mesmo com os problemas políticos a população na cidade é favorável a posse do novo prefeito. Para a doméstica Maria de Lourdes Silva, que mora no bairro Bom retiro, a população não foi enganada e votou consciente no candidato do PMDB. A dona de casa Tamara de Oliveira, também afirma que votou consciente no candidato que venceu a eleição. Já a pedagoga Flávia Vieira, é contra a posse do prefeito eleito no lugar do pai Edson Moura. Para ela ouve má fé do candidato do PMDB , barrado pela lei da ficha limpa.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Alunas da rede municipal vão receber absorventes mensalmente

Em Campinas, uma a cada quatro meninas, entre 10 e 19 anos, faltam à escola quando entram no período menstrual, por não terem condições financeiras para comprar absorvente. O dado é de uma pesquisa realizada pelo Centro de Referência e Apoio à Mulher (Ceamo), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social. Com os números, a Prefeitura de Campinas lançou o Programa Dignidade Menstrual, nesta quinta-feira (28), que prevê distribuir absorventes.

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.