quarta-feira , 22 novembro 2017
Home / A Hora é Agora / A NOTÍCIA DA HORA

A NOTÍCIA DA HORA

Investigações sobre Lula devem voltar para as mãos do juiz Sérgio Moro

Teori Zavascki determinou a devolução das investigações para a primeira instância.

Ele anulou a validade jurídica das escutas envolvendo Lula e Dilma.

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou o envio das investigações relativas ao sítio em Atibaia e ao triplex no Guarujá, atribuídos ao ex-presidente Lula, para o juiz Sérgio Moro. Na decisão, Teori anulou a validade jurídica da escuta telefônica que interceptou conversa de Lula com a presidente afastada Dilma Rousseff.

O direito e o conjunto de julgados dos tribunais são sempre muito severos com quaisquer tentativas, advindas de um acusado, de fugir do chamado juiz natural.

Foi o que decidiu o ministro Teori Zavascki, o relator da operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal.

Toda a parte relativa ao ex-presidente Lula, que envolve a investigação sobre o apartamento triplex no Guarujá e o sítio em Atibaia – investigação que teve origem no Ministério Público de São Paulo e que foi compartilhada pela Justiça Paulista com a Justiça Federal no Paraná – volta para o juiz Sérgio Moro, considerado o juiz natural do caso.

Não era o que queria o ex-presidente Lula, pelo que mostrou toda a história que envolveu a tentativa de fazer dele o coordenador político e chefe da Casa Civil no governo Dilma.

Sobre a presidente afastada Dilma Roussef, há um inquérito, que ainda será analisado pelo próprio relator da Lava Jato, Teori.

Caberá à Procuradoria-Geral da República retirar a prova anulada – as gravações do diálogo – do pedido de inquérito que apura possíveis tentativas de obstrução da justiça por parte da presidente afastada.

Fonte: G1
Gostou? Compartilhe: